Dúvidas? Ligue para nossa central de atendimento: (11) 3230-2776

Blog Tudo sobre notas fiscais eletrônicas

Acompanhe novidades sobre seu emissor de NF-e e notícias sobre este assunto

Quanto custa um emissor de NF-e Gratuito?

06 de fevereiro de 2017

Comentários

451 visualizações

Toda empresa precisa emitir notas fiscais para vender seus produtos, a obrigatoriedade da emissão da nota fiscal eletrônica para quem venda produtos hoje, causa muita dúvida e confusão para micros, pequenas e médias empresas em todo o Brasil. Existem diversos emissores de NF-e’s no mercado, desde software para instalação local desenvolvidos em plataforma e linguagens […]

Autor: Ricardo

Toda empresa precisa emitir notas fiscais para vender seus produtos, a obrigatoriedade da emissão da nota fiscal eletrônica para quem venda produtos hoje, causa muita dúvida e confusão para micros, pequenas e médias empresas em todo o Brasil. Existem diversos emissores de NF-e’s no mercado, desde software para instalação local desenvolvidos em plataforma e linguagens muito ultrapassadas a novos sistemas online que rodam à partir da nuvem.

Muitas empresas acostumadas a utilizarem emissores disponibilizados gratuitamente ficaram perdidas com o anúncio do fim do principal emissor gratuito de notas fiscais eletrônicas, o emissor da SEFAZ (Secretária da Fazenda) que, conforme anunciado pela própria SEFAZ a partir de 01/01/2017 iria descontinuar o seu emissor. O fim do emissor da SEFAZ gerou preocupação por parte das empresas e uma incerteza que até agora permanece sem uma definição.

Mas nosso intuito hoje é mensurar qual é o real custo de utilizar uma ferramenta gratuita de emissão de notas fiscais eletrônicas, pois ao contrário do que muitos pensam, emissores gratuitos tem sim, um custo, e muitas vezes, ele é bem mais alto do que imaginamos.

Se analisarmos friamente a quantidade de problemas que um emissor de nota fiscal gratuito que não oferece nenhum tipo de suporte, ou menos uma manutenção regular para manter sua plataforma e linguagens atualizadas e estáveis, assim como é o caso do emissor da Sefaz, que é o principal sistema para emissão de NF-e utilizado atualmente. Depender de um sistema mesmo que mantido por um órgão do governo, uma comunidade de desenvolvedores ou um pequeno grupo ligado ao comercio, é sem dúvida um grande risco para as empresas que fazem uso dessas ferramentas. Pois em todos esses tipos citados acima não há como garantir o bom funcionamento ou a segurança dos dados inseridos no sistema, já que se tratando de um software gratuito os grupos que o disponibilizam não tem obrigação de garantir 100% de sua segurança e estabilidade uma vez que quase que sempre não há um contrato de prestação de serviço que proteja os usuários por eventuais falhas e prejuízos.

No caso do emissor gratuito da SEFAZ que foi desenvolvido e vinha sendo mantido até então pela Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo, muitos já passaram por sérios apuros quando precisavam emitir uma nota fiscal, em muitos casos com um caminhão da transportadora já na porta da empresa para fazer a retirada da mercadoria, e por algum motivo além da compreensão de muitos usuários o sistema não abria, travava ou pedia para realizar uma atualização cansativa, que quase sempre não resolvia em nada, por ser baseado em (Java) uma linguagem obsoleta que não funciona corretamente com os sistemas operacionais modernos, uma situação comum que causava além do desespero, e em alguns casos prejuízos sérios, pois as mercadorias não podiam sair para a entrega sem a Nota Fiscal, o que causava transtornos diversos desde clientes irritados com o atraso, mercadorias apreendidas no caminho da entrega, perca de credibilidade com os clientes devido ao não comprimento dos prazos de entrega e em casos extremos até o cancelamento de venda.

Imagina sua empresa parada sem poder faturar uma venda por causa da emissão da Nota Fiscal? Isso sim, custa muito caro!
Quando seu emissor gratuito seja ele qual for apresenta algum tipo de problema e você não tem pra quem ligar pois seu emissor não possui suporte, ou quando ele dá algum erro na hora de emitir a NF-e e você não consegue resolver sozinho, o que você faz nessa hora?

A resposta para essa pergunta é simples: Nada, não há o que fazer! Será necessário ir buscar na internet pessoas que já passaram pelo mesmo problema e contar com a sorte para conseguir a solução.

Em resumo, emissores gratuitos custam muito mais para as empresas pois causam problemas frequentes que prejudicam e custam cifras incalculáveis.

Nessa hora, pensar em economizar alguns reais e não contar com um suporte profissional e uma empresa especializada que garanta o funcionamento e ofereça uma resposta imediata quando surge um problema, não utilizar ferramentas modernas e atualizadas com as linguagens e tecnologias disponíveis no mercado atualmente, este é o custo de um emissor gratuito.