Dúvidas? Ligue para nossa central de atendimento: (11) 3230-2776

Blog Tudo sobre notas fiscais eletrônicas

Acompanhe novidades sobre seu emissor de NF-e e notícias sobre este assunto

Emissor de NF-e Web VS Emissor de NF-e Local

14 de fevereiro de 2017

Comentários

445 visualizações

Qual é a melhor plataforma de emissor de NF-e’s, web ou local? Após o anúncio do fim do emissor gratuito da SEFAZ, muitas pessoas se questionavam como iriam emitir suas notas fiscais. Essa dúvida ocasionou uma grande procurar por programas emissores de NF-e’s pela internet, e ao se depararem com uma enxurrada de sistemas para […]

Autor: Ricardo

Qual é a melhor plataforma de emissor de NF-e’s, web ou local?

Após o anúncio do fim do emissor gratuito da SEFAZ, muitas pessoas se questionavam como iriam emitir suas notas fiscais. Essa dúvida ocasionou uma grande procurar por programas emissores de NF-e’s pela internet, e ao se depararem com uma enxurrada de sistemas para emitir notas fiscais, outras dúvidas começavam a surgir.

O mercado de software brasileiro é muito vasto, onde diferente tipos de empresas oferecem soluções das mais diversas, se tratando de sistemas para emissão de NF-e’s. Hoje, pequenas e médias empresas produtoras de software para emissor de nota fiscal concorrem frente a frente com as gigantes e tradicionais fabricantes de sistemas, isso ocorre por que as soluções antes oferecidas por grandes empresas possuem um custo muito elevado devido as necessidades de implantações e licenciamentos, que torna o valor do sistema altíssimo, inviabilizando seu uso para boa parte das empresas. Isso sem falar que toda a estrutura por traz das soluções mais conhecidas e utilizadas, são baseadas em linguagens mais antigas e de plataformas locais, o que fazem sua manutenção e atualização ser muito mais difícil e custosa.  Essas empresas que trabalham com sistemas de plataforma local, que por muitos anos foram os softwares mais utilizados, estão com seus sistemas defasados, o que já há alguns anos vem provocando uma grande mudando nesse cenário.

Os sistemas para emissão de NF-e locais, assim como era o emissor gratuito da SEFAZ, são cada vez menos utilizados, pois exigem investimentos em infraestruturas por partes das empresas que o utilizam para possibilitar sua implantação, além disso, traz outros gastos com equipamentos como servidores, cabeamento, nobreaks e muitos gigas de espaço em HD’s para realização de backup’s. Mas, nem tudo isso consegue garantir que as notas ficais emitidas em sistemas de notas fiscais instalados localmente, evitem a perca de arquivos XML’s e DANFES emitidos pelos sistemas emissores de NF-e’s locais, pois problemas com a rede elétrica que são muito comuns em nosso país, podem danificar seriamente o hardware ou ainda simples atualizações do sistema operacional, o que por sua vez vai causar um transtorno tremendo.

Imagine então, a dificuldade de conseguir compartilhar arquivos, entre filiais e matrizes por meio de um sistema que roda em plataforma local.

Isso por si só, já responde parcialmente nossa pergunta, pois, já podemos perceber que, sistemas locais que demandam implantação e licenciamento no geral são bem mais caros e mais difíceis de se manterem atualizados e receberem manutenção, também em muitos casos permanecem utilizando linguagens obsoletas, e dificilmente vão conseguir interagir com dispositivos mordermos fora da rede local.

Falta agora fazermos uma reflexão sobre o outro lado dessa análise, as novas empresas que surgiram no mercado e estão revolucionando a forma de oferecer sistemas de emissão de notas fiscais. Empresas menores, mais inovadoras e conectadas com as novas tecnologias e linguagens de desenvolvimento de sistemas para emissão de notas fiscais em plataformas web, estas empresas trazem para este mercado, diferentes soluções muito mais modernas e baratas.  Uma vez que sistemas para emissão de notas fiscais baseados em plataformas web, são mais seguros e estáveis, não exigem quase nada de infraestrutura para os usuários que vão utilizá-los e dispensam qualquer tipo de implantação e licenciamento, mas as vantagens dos emissores de NF-e’s em plataformas web, não param por ai.

A gigantesca expansão da internet permitiu que sistemas web, que rodam 100% online a partir de servidores na nuvem, melhorassem significativamente as tecnologias utilizadas nesses softwares, o avanço nas linguagens utilizadas para o desenvolvimento destas aplicações web, possibilitaram a criação de sistemas para emissão de notas fiscais eletrônicas, muito mais baratos e completos. As linguagens de programação para sistemas web, permitem que novas empresas produzam sistemas de alta qualidade e segurança, mais leves e rápidos, com maior compatibilidade e flexibilidade em questões de compartilhamento de informações. E em termos de custos, os sistemas para emitir NF-e’s em plataformas web, são também incomparáveis aos sistemas de plataformas locais.

Os sistemas para emissão de notas fiscais baseados em plataformas web, são mais seguros, pois estão alocados em servidor em novem, com certificados de segurança, e possuem as informações de dados criptografados, a possibilidade de perda de arquivos é praticamente nula, a estabilidade também é maior pois utilizam sistemas randômicos, que fazem com que remotas chances de falhas provoquem indisponibilidade do serviços, pois permitam que outros servidores possam assumir automaticamente para garantir o permanente acesso aos dados. Outra vantagem, é que emissores de NF-e’s web são muito mais flexíveis, estando disponíveis em quaisquer dispositivos móveis ou não. Oferecer a possibilidade de ter acesso a todo o gerenciamento das notas fiscais eletrônicas de qualquer lugar a qualquer hora, é muito importante.

Por esses e muitos outros motivos, sem a menor sombra de dúvida, emissores de NF-e‘s de plataformas web são de longe os melhores.